O número de tentativas para falar com um operador também aumentou em 2012: a média foi de 1,45 tentativa neste ano, enquanto 2011 foi de 1,12 e em 2010 de 1,19. Por outro lado, o índice de solução dos problemas apresentados nas ligações foi de 83% nos primeiros seis meses de 2012, contra 80% registrados em todo o ano de 2011. Em 2010, no entanto, o índice foi de 93%. O tempo médio de espera para falar com um atendimento humano apresentou melhoras: saiu de 2’24’’ em 2010, para 1’33’’ em 2011, e 1’19’’ em 2012.
E-mail e Ouvidoria
A relação das empresas e consumidores com envio de e-mails também foi pesquisada pela GfK Brasil. De acordo com a pesquisa, aumentou o número de correios eletrônicos respondidos. Este ano, 71% tiveram retorno, contra 64% em 2011 e 59% em 2010. Sobre o canal Ouvidoria foi verificado um crescimento sutil: em 2010, 38% das empresas finalistas tinham esse serviço, contra 39% em 2011 e 45% em 2012.
Mídias Sociais
Mídias Sociais
Foram publicados 134 posts por clientes misteriosos - não seguidores das empresas avaliadas - com dúvidas simples como “quero comprar um produto X e estou em dúvida sobre o modelo da marca X ou Y, o que me sugerem?”. Apenas duas empresas responderam às postagens nessas mídias sociais.
Fonte: mundo do marketing
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