17 de julho de 2012

Editoria:

Brazil Sports Show consolida mercado esportivo

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Considerado o maior evento de esportes no país, a Brazil Sports Show, realizada de 12 a 15 de julho, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, reuniu cerca de 70 mil pessoas, segundo dados da organização.

Não é todo dia que se pode ver num único local ídolos como José Aldo, Vitor Belfort, Bebeto, César Sampaio, Neto, Zetti, Ronaldo (goleiro), Lucão e Leandro Vissotto. E ainda especialistas e executivos de mercado discutindo temas fundamentais para a gestão e o Marketing esportivo brasileiro. Isso aconteceu nas palestras do Brazil Sports Summit.
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Atrações
Atualmente, existem inúmeros eventos no país. Mas o trânsito e a falta de tempo atrapalham os organizadores de atrair o público. Apostar na experiência de relacionamento e na interatividade com o público pode ser apontada como a diferença do Brazil Sports Show.

Imagine, a poucos metros de distância, um bate-papo com o ex-campeão do MMA Vitor Belfort? Aliás, ele declarou que ainda sonha em ter o cinturão dos médios novamente. Para isso, terá que vencer Anderson Silva. Seria uma revanche histórica.

Outras ações que aconteceram, por exemplo: José Aldo, campeão mundial da categoria peso pena de MMA, conduziu uma aula de artes marciais mistas; Lucão e Leandro Vissotto também bateram bola com o público; além das oficinas com criança e adolescentes na academia de goleiros Fechando o Gol, de Zetti (ex-São Paulo), que contou com a participação de Ronaldo (ex-Corinthians).

Além disso, aconteceu o 2º campeonato brasileiro de futebol freestyle, vencido pelo pernambucano Pedro Henrique Duarte (o Pedrinho). Tinham espaços, ainda, para praticar parkour, escalada, futebol de botão, jogar videogame e muito mais.

Brazil Sports Summit
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O que se pode ver também foi a presença de vários profissionais e estudantes de Marketing esportivo. Com mais de 165 horas de palestras e debates, a organização informou que havia mais de 5.000 inscritos para assistir a todo o conteúdo.

Em um dos debates, foi possível conferir que o mercado está, realmente, amadurecendo. Entre os participantes estavam José Estevão Cocco (J.Cocco), Renata Gomide (Pão de Açúcar) Felipe Barranco (AON), Rafael Plastina (Nielsen) e, como condutora da discussão, Deborah Palma (Anhembi Morumbi). Eles abordaram assuntos como ativações de Marketing, patrocínios, lei de incentivo ao esporte, evolução do mercado, métricas etc.

Segundo Rafael Plastina, empresas como a Nielsen, que possuem dados disponíveis, poderiam ser muito mais consultadas para que as tomadas de decisões estratégicas fossem mais assertivas. Os executivos da AON e Pão de Açucar concordaram e disseram que fazem isso sempre que possível.

Já o experiente José Estevão Cocco, um dos pioneiros do Marketing esportivo no país, disse estar animado com o cenário atual. Ele admite que ainda é preciso amadurecer muito, mas com os grandes eventos no país isso acontecerá. Cocco se mostrou otimista com a realização da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Fonte: mundo do marketing esportivo

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