10 de julho de 2012

Editoria:

Como engajar consumidores em diferentes plataformas?

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Novidade entre os publicitários brasileiros, o conceito de Transmídia Storytelling vem ganhando espaço em empresas como Danone, Coca-Cola e Unilever, que passaram a enxergar os benefícios da integração entre analógico e digital em suas estratégias de comunicação. Na entrevista a seguir, Maurício Mota, fundador da The Alchemists, agência especializada em narrativas multiplataforma, explica como pequenas e médias empresas podem se beneficiar com essa nova ferramenta. 

COMO FUNCIONA O TRANSMÍDIA STORYTELLING? 

Transmídia é uma nova maneira de comunicação entre marcas e públicos. Ela é baseada na narrativa de histórias em diferentes plataformas, com a utilização do melhor de cada mídia para enriquecer esse conteúdo. Nesse contexto, o consumidor se torna um participante ativo da história contada pela marca, em uma série de experiências complementares, que vão de jogos para celulares até vídeos on-line. 

HÁ EXEMPLOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO DESSA FERRAMENTA? 


Desenvolvemos recentemente uma narrativa que integra a nova campanha dos sucos Del Valle Kapo. A história, intitulada “O Segredo dos Vales Mágicos”, começa na embalagem do produto. Ali estão os cenários que ambientam a narrativa, junto com um código de barras que dá acesso a um livro de jogos no site oficial da marca. Começa no analógico, engaja o consumidor pelo imaginário e continua no ambiente digital. 

COMO O CONCEITO PODE SER USADO POR PEQUENAS E MÉDIAS? 

O importante é que essas empresas estejam dispostas a arriscar e a desenvolver estratégias mais elaboradas de comunicação. Diferentemente da comunicação tradicional, a maior parte do trabalho começa depois que o conteúdo já foi para a rua. Além disso, é necessário abrir mão do controle de imagem e de como as pessoas interagem com a sua marca, pois é um processo de diálogo com o consumidor. 

QUAL É O RETORNO? 


Narrativas transmídia permitem desenvolver relacionamentos mais perenes com consumidores, pois giram em torno da construção de comunidades de fãs. Desse modo, elas oferecem feedback autêntico, divulgação viral e análise precisa sobre o perfil de públicos. 



Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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