31 de outubro de 2012

Record deve tirar “Tudo é Possível” do ar

A Record deve mesmo tirar o “Tudo é Possível” do ar. O programa está tomando o tempo da apresentadora Ana Hickmann, que também comanda o “Programa da Tarde”. Luciana Gimenez, contratada da RedeTV, chegou a ser convidada para substituir Ana, mas as negociações não avançaram.

De acordo com o RD1, a produção do programa, discretamente, começa a ser deslocada para outros setores. Boatos afirmam que Ana foi informada essa semana que a atração sairia do ar. A loira teria chorado nos bastidores da Record.

Divulgação/ Record
Repórter: Windson Lima - 18:00

Supermercados estimam vendas menores no período Natalino

Mari Moreira, Agência Brasil

Quem optar por produtos importados na ceia natalina deste ano vai ter que desembolsar mais por causa da valorização do dólar em relação ao real. Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê volume menor de vendas dos produtos típicos das festas de final do ano. O setor projeta expansão de 14,4%, contra a estimativa de 15,6%, apontada em 2011.

Divulgação

A Abras estima aumento menor do consumo dos produtos importados - 7,1% este ano, contra os 14%, projetados em 2011, porém espera vendas mais expressivas dos nacionais.

As vendas de frutas importadas, por exemplo, devem crescer 11,1%, ante 12,9%, em 2011. O crescimento para o consumo das frutas nacionais da época é 18%, enquanto no ano passado foi 16,3%. Na mesma base de comparação, os vinhos nacionais tendem a aumentar para 12,5%, contra 10,9%. No caso dos vinhos importados, a previsão é salto menor nas vendas - de 8,6%, em 2012, contra 12,2%, em 2011. No entanto, os supermercados incrementaram as encomendas dos produtos nacionais de Natal vislumbrando as vendas, como os peixes congelados, com previsão de vendas de 19,7% (contra 15,3%) e a cerveja, 18,9% (contra 16,8%). No caso do panetone, o percentual de venda deve ser o mesmo de 2011 (14,1%).


Segundo o superintendente da Abras,Tiaraju Pires, os empresários do setor estão otimistas com o aquecimento do mercado interno, graças às medidas de estímulo aos setores produtivos. “Apesar de um cenário conturbado em nível internacional, conseguimos manter o nível de crescimento”, disse.


Nos últimos seis anos, o faturamento dos supermercados manteve a média entre 5% e 5,5%, nível considerado bom pelo setor. Em setembro, a taxa foi 4,91%, superior a igual mês do ano passado. No acumulado do ano, desde janeiro, é 5,5%.


Já a cesta com os 35 produtos mais consumidos teve uma valorização média de 2,16%, em comparação a agosto e 7,65% em relação a setembro de 2011 - passou de R$ 306,42 para R$ 329,87. O dirigente da Abras explicou que os preços do varejo foram reajustados acompanhando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos Alimentos. Entre os produtos com maior alta de preço está a batata (29,78%), influenciada pela queda de 10% no plantio nacional e a quebra da safra na Argentina.
Repórter: Windson Lima - 17:00

Toyota: pós-venda e novo modelo são trunfos para conquistar mercado

Recém ingressa em uma categoria de maior volume de vendas, montadora pretende aumentar sua participação entre os compactos e se tornar uma das principais marcas do Brasil


toyota,etios,corolla,pós-venda,relacionamento,marcaA Toyota quer se tornar uma das principais marcas automotivas do Brasil. Para isso, a montadora japonesa aposta no seu sistema de pós-venda, no relacionamento com seus clientes e na participação em segmentos com maior volume de vendas, informou o mundo do marketing. Seu mais recente lançamento, o Etios, se enquandra em uma faixa de preço abaixo do que a Toyota até então trabalhava no Brasil e visa conquistar espaço entre os compactos, que representam 70% do mercado. Com estratégias pensadas diretamente para as concessionárias e ações nas redes sociais, a empresa espera comercializar 70 mil unidades do Etios por ano.
A companhia possui produtos bem posicionados entre os brasileiros. Segundo a Toyota, o Corolla possui 25% de market share entre os sedans médios. Na categoria SUV média grande, a SW4 tem 32% de participação. A empresa também possui modelos nas categorias pick-ups e sedans grandes, com a Hillux e o Camry, além do RAV4, SUV produzido no Japão. 
Mas sua ausência em segmentos com maiores volumes de vendas se tornou um obstáculo para o crescimento. “Até agora, a Toyota só competia em 15% do mercado brasileiro. Era uma faixa muito restrita, e no Brasil os compactos representam 70% das vendas. Logo, para a Toyota poder crescer, todo o caminho passa pelos compactos. Aspiramos ser uma das maiores montadoras do Brasil e, por isso, temos que participar neste segmento. Acho que é um passo lógico depois que nos estabelecemos nas demais categorias”, explica Frank Gundlach, Diretor de Marketing da Toyota, em entrevista ao site.
Pós-venda e relacionamento: pontos fortes
A estratégia da Toyota se baseia em três princípios: Marketing, produto e serviço de pós-venda. A companhia realiza um intenso trabalho de relacionamento para manter sua base de clientes leais. A meta é se tornar a número um em satisfação do consumidor. “Além de termos um produto vencedor, oferecemos uma boa rede de distribuição. Temos que entregar aquilo que fazemos melhor, que é vender carros de qualidade máxima”, afirma Frank Gundlach.
A estratégia da Toyota é desmembrada com ações nos pontos de venda para criar a experiência com a marca. O Etios é um exemplo de como este relacionamento é feito: meses antes de anunciar o veículo, a empresa instalou totens de realidade aumentada em todas as suas concessionárias. Neles, os visitantes podiam visualizar informações sobre o carro por meio de seus smartphones ou tablets. A base de clientes também recebe informações exclusivas sobre lançamentos e novidades da empresa, direcionando-os para as lojas. 
Nas redes sociais, um plano basedo no desenvolvimento de conteúdo começou a ser implementado três meses antes do anúncio, despertando o interesse das pessoas e gerando buzz. Os resultados apareceram: aproximadamente 100 mil usuários se cadastraram interessados no Etios.  “Toda a estratégia foi baseada na criação de conteúdo. Ela começou com a preparação do mercado para receber o carro. Fizemos todo o acompanhamento do que era dito nas redes sociais, preparamos as concessionárias e depois monitoramos os resultados”, explica André Piva, VP de criação da LOV, agência responsável pela estratégia digital do projeto.
Além dos pontos de venda e redes sociais, foram realizados eventos nos principais shoppings centers do país. O Etios Connection apresentava aos seus visitantes os valores da marca e as principais características do carro.
Preocupação com o branding e com o target
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A entrada da marca em um novo segmento exigiu um planejamento cuidadoso. Desde 2011, a empresa vem focando suas ações de Marketing em um público-alvo de faixa etária mais baixa, na tentativa de se aproximar do consumidor mais jovem. Por isso, intensificou suas ações nas redes sociais e mudou a linguagem de sua comunicação. Não havia a preocupação de macular a marca. “O Etios não é menos que os outros veículos da nossa empresa. Dentro da sua categoria, ele traz todos os benefícios de um Toyota. Não há qualquer risco de isso gerar um efeito ruim para a marca”, afirma o Diretor de Marketing ao Portal.
Ao mesmo tempo em que se aproximava de um público mais jovem, a Toyota tomou os cuidados necessários para não se afastar dos seus clientes atuais. “Toda a estratégia deve continuar focada no target e usar este público para trazer os novos motoristas, como seus filhos, suas esposas, além de trazer o consumidor que sonhava em ter um Toyota e até então não podia”, diz André Piva, VP da LOV. Por isso, outra decisão acertada foi direcionar o Etios para clientes que possuem ou querem um segundo carro de custo menor que o principal. Entre os clientes da marca, havia a expectativa de que fosse lançado um produto com este perfil.
Todo este cuidado fez com que o ingresso da montadora no segmento dos compactos acontecesse de forma natural. A empresa ainda não tem números fechados, mas afirma que os pedidos estão acima da expectativa. “O que posso antecipar é que a demanda é realmente muito grande”, diz Frank Gundlach.
Com relação à estratégia de produto, a montadora dedica especial atenção à oferta de benefícios diferenciados. O Etios chega ao mercado com atributos que prometem colocá-lo em vantagem frente a outros carros da categoria, entre eles economia, espaço acima do padrão dos compactos e itens de segurança como airbags e freios ABS de série. Os modelos estão disponíveis com os motores 1.3 e 1.5.
A empresa optou por não trabalhar com modelos 1.0.  “Estes motores prejudicam a dirigibilidade. E o Etios é um autêntico Toyota, com a presença de todos os valores que consagram a nossa marca. Quando temos estes pontos bem amarrados – produto de excelência, boa distribuição e bom pós-venda, os resultados positivos aparecem”, completa o Diretor de Marketing.
Em outros segmentos, planejamento permanece
Para os demais produtos da marca, o planejamento permanece o mesmo. Nas linhas Corolla e SW4, ambas com boa aceitação no mercado, a companhia continuará investindo em ações publicitárias. O Corolla, em especial, é detentor dos melhores resultados da montadora: entre 2011 e 2012, suas vendas aumentaram em 13%, enquanto o mercado de sedans médios no Brasil cresceu apenas 5%. Também este ano foi lançado o Corolla XRS, versão esportiva do automóvel.
Em relação às pick-ups e SUVs, outra categoria bastante competitiva, o planejamento também não muda. A SW4 ampliou suas vendas em 50% de 2011 para 2012 e é considerado um dos carros mais desejados. A RAV4 tem participação um pouco menor. Por ser um carro importado, o veículo paga uma alíquota alta e chega ao consumidor brasileiro com um preço pouco competitivo.
O fato de o mercado brasileiro estar mais acirrado é visto com bons olhos. “A concorrência é sempre boa. O brasileiro está muito aberto para experimentar novas marcas. Acredito que este consumidor, há muito tempo, desejava ter mais opções de compra. A preparação para enfrentar a concorrência é sempre oferecer um produto de qualidade”, finaliza Frank Gundlach, Diretor de Marketing da Toyota.
Repórter: Windson Lima - 16:00

Netviagem anuncia redesign do portal

O Netviagem, site especializado em comércio de passagens rodoviárias, lançou recentemente uma nova versão buscando atender melhor às necessidades dos usuários - informou o e-commerce news. Entre as novidades, está a possibilidade de navegar em datas futuras e buscar uma maior diversidade de horários.

O CEO da G&M Soluções – empresa desenvolvedora do projeto e controladora do Netviagem -, Alberto Graciano, explica que o principal objetivo das mudanças foi assegurar aos clientes uma melhor experiência de compra. “Buscamos oferecer uma navegabilidade agradável e fácil. Para nós, isso é um fator essencial na satisfação do cliente e influenciará a decisão dele em retornar ao portal para futuras compras”, ressalta o executivo.


Graciano ainda explica que as futuras atualizações incluirão versões em outros idiomas. “Hoje os acessos externos do país tem sido volumosos e estende a 145 países, incluindo países pouco conhecidos, como a Liechtenstein e Lativia. O principal acesso vem dos EUA, seguido pela Argentina, França, Portugal, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Até o mês de maio deste ano tivemos 65 mil acessos e foram vendidas quase 6 mil bilhetes. Com relação ao ano de 2011 tivemos um crescimento de 43% e 64% respectivamente. Os usuários estrangeiros cadastrados somam 6 mil e a perspectiva de vendas para 2012 é acima de 12 mil bilhetes”, comenta Graciano.


Segundo um recente estudo do Netviagem, a venda de passagens pela internet cresceu mais de 1000% de 2008 até o primeiro semestre de 2011. Cerca de mil pessoas se cadastram todos os dias no site de vendas de passagem.

Repórter: Windson Lima - 15:00

Record troca “Ídolos” por “Got Talent” em 2013

A edição 2012 do reality “Ídolos” provavelmente será a última produzida pela Record. A emissora está insatisfeita com a audiência atingida pelo programa, agora sem Rodrigo Faro e com a apresentação de Marcos Mion.

Porém, de acordo com o RD1, a parceria do canal com a Fremantle vai continuar. A produtora vai trazer para o Brasil no ano que vem o programa “Got Talent”, de origem britânica, que revelou a cantora Susan Boyle.


Com estreia prevista para março de 2013, o “Got Talent” já foi vendido para mais de 40 países e em alguns já está em sua oitava temporada.

Reprodução/ TV Record
Repórter: Windson Lima - 13:51

Faculdades criam estratégias para acompanhar velocidade do mercado

Instituições de ensino de graduação e pós-graduação em Marketing desenvolvem soluções para oferecer aos seus estudantes assuntos sempre atualizados

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Escolas e faculdades de Marketing precisam acompanhar o mercado constantemente para se manterem na dianteira. Na contramão do ensino tradicional, os assuntos que são tratados em Marketing partem do meio profissional para o acadêmico, exigindo que professores e instituições de ensino lancem mão de estratégias alternativas para se seus cursos estejam atualizados. A agilidade com que conceitos surgem obriga as instituições de ensino a fazerem revisões curriculares e disciplinares frequentes. As informações são do mundo do marketing
Escolas como a Universidade Estácio de Sá, Universidade Anhembi Morumbi, Business School - BSP e Escola Superior de Propaganda e Marketing mantêm conselhos que avaliam periodicamente as disciplinas e estruturas curriculares tanto dos cursos de graduação quanto nos de pós para analisar a sua adequação com o mercado. O objetivo é oferecer um ensino que traga assuntos atuais que estão sendo discutidos e utilizados pelas empresas e profissionais do setor.
Para garantir que seus cursos em Marketing estejam em conformidade com as exigências profissionais, a Universidade Estácio de Sá montou o que chama de Sistema de Gestão do Conhecimento. Trata-se de um grupo que conta com a participação de professores e profissionais de diferentes áreas que analisam as disciplinas e a grade curricular.
Velocidade de Informação
O maior desafio é garantir que o conteúdo ministrado aos alunos dentro das salas de aula esteja afinado com o que é praticado nas empresas. “O que vemos hoje é uma área que muda com uma velocidade muito grande no mundo digital. Todos os dias vemos um conceito novo e acompanhar tudo isso é o nosso maior desafio. Temos que estar cientes dessas mudanças, passá-las para nossos alunos e ir articulando até o final”, explica o professor Décio Moraes, Coordenador Nacional de Marketing da Universidade Estácio de Sá.
Uma das estratégias encontradas pela instituição foi a integração entre os profissionais atuantes dentro das empresas e os estudantes para que eles possam trocar experiências. Ao longo do curso são promovidas diferentes atividades extracurriculares para que os alunos possam ter contato com esses profissionais.
Já na Universidade Anhembi Morumbi, uma das saídas para acompanhar um mercado tão mutável foi dar flexibilidade aos professores, que possuem um certo grau de independência para aplicarem mudanças nas cadeiras em que lecionam. Esta mobilidade, chamada de Aprendizagem Ativa, faz com que os profissionais levem para as salas de aula questões do cotidiano, que são debatidas entre os alunos e fundamentadas na teoria. Ao final de cada aula é aplicado um teste para avaliar se o assunto foi compreendido.
Isso faz com que o que é ensinado esteja sempre atualizado, já que os conceitos básicos do Marketing permanecem os mesmos, embora as estratégias mudem. “O Marketing é uma disciplina diferente das outras. Primeiro os assuntos surgem no mercado para depois chegarem na academia. É diferente de uma ciência exata, por exemplo, onde a questão surge dentro de um laboratório, vai para o livro, e depois para as escolas. Esse dinamismo faz com que tenhamos que estar sempre muito atentos para formar profissionais extremamente atualizados”, comenta Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, professor no curso de Graduação em Marketing da Universidade Anhembi Morumbi
Comissão de professores
Universidades,Anhembi,ESPM,BSP,Estácio,MarketingA formação de uma comissão de professores e profissionais foi a estratégia encontrada pela Business School SP- BSP para manter seu ensino sempre atualizado com as exigências do mercado. Anualmente os currículos das disciplinas são revisados para avaliar a necessidade de ajustes. A instituição também conta com as sugestões de alunos e busca pelos assuntos que estão em alta nas redes sociais.
Para ajudar neste processo, a escola busca parcerias com empresas e mantém um diálogo constante com ex-alunos, que ajudam a trazer para o mundo acadêmico as novidades. “Nossos alunos são muito antenados e ajudam trazendo as novidades para as salas de aula. Quase que anualmente fazemos mudanças curriculares. Uma das últimas incluiu disciplinas que fazem parte do Marketing atual e que não existiam como Sustentabilidade, Marketing Social e Branding”, diz a Marcia Auriani, Coordenadora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu/Master, da BSP - Business School São Paulo.
A liberdade para que os próprios professores proponham os conteúdos e mudanças nas disciplinas também é uma estratégia praticada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. A instituição atua com um corpo docente formado principalmente por profissionais atuantes no mercado que sugerem ajustes curriculares ou a inserção de novas disciplinas.
Para garantir que os assuntos que são passados aos alunos estejam sempre atualizados, os professores procuram levar para as salas de aula assuntos que estão em alta no cotidiano. “Tanto a graduação quanto a pós-graduação são focadas no mercado. Periodicamente os currículos são reavaliados e hoje, por exemplo, já incluem disciplinas que não tínhamos antes como Marketing de nichos e Trade Marketing. A pós-graduação nos dá uma maior flexibilidade de ação, o que significa que a cada dois anos pelo menos podemos fazer mudanças. Nos cursos de graduação isso não é tão simples”, conta Marcos Bedendo, Professor de Gestão de Marcas e Marketing Estratégico dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da ESPM.
Cursos Procurados
As mudanças no mercado vêm fazendo crescer a procura por alguns cursos de pós-graduação e tecnológicos específicos. O Marketing Digital continua sendo uma das áreas mais buscadas pelos profissionais que procuram por uma especialização.  Outra carreira em alta é a de Trade Marketing que, apesar de não ser tão recente, continua entre as mais procuradas nas instituições de ensino superior. A área antes só contava com cursos de pós-graduação e foi transformada em graduação tecnológica em diversas instituições.
Outra área que vem provocando uma corrida às escolas é o Marketing Esportivo, por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, eventos realizados no Brasil. “Acredito que essa será uma boa oportunidade de termos daqui para a frente profissionais bem preparados para atuarem nesta área. Hoje temos muita gente trabalhando com o Marketing Esportivo, porém, boa parte sem a formação específica. Creio que esta será uma oportunidade de sedimentar esta área”, comenta Prof. Sérgio Luis Ignácio de Oliveira da Universidade Anhembi Morumbi.
Repórter: Windson Lima - 13:05

30 de outubro de 2012

Google lança tablet para concorrer com o iPad

O Google lançou ontem, dia 29, o seu tablet Nexus 10 no mercado norte-americano. O aparelho, fabricado pela Samsung, é uma tentativa da empresa de concorrer diretamente com o iPad da Apple e chega às lojas por US$ 399, US$ 100 a menos que o rival.

O Nexus possui tela de 10 polegadas, assim como o iPad, e conta com a versão mais nova do sistema operacional Android, porém de acordo com o Radar Internacional.

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Repórter: Windson Lima - 12:00

Redefinindo a relação varejista-consumidor

Nos últimos anos, comprar online tornou-se uma atividade comum para muitos consumidores, especialmente no Brasil, onde a previsão de faturamento do e-commerce para este ano é de R$ 23,4 bilhões. De acordo com a associação de indústria para varejo online britânica, IMRG, a porcentagem total da venda no varejo que ocorre online deverá aumentar mais nos próximos anos, por isso é essencial para o varejista repensar sua estratégia de relacionamento com o consumidor, adicionar ao contexto das compras experiências entre seus canais e acrescentar o contexto “social” ao processo de compras. Entender o contexto social em que o consumidor está inserido e respeitar suas escolhas, certamente, irá incentivar o engajamento, além de contribuir para que a sua marca esteja cada vez mais presente na vida das pessoas. Isso representará o aumento potencial de vendas e, mais que isso, a qualidade do relacionamento com quem faz a engrenagem funcionar – o cliente. As informações são do e-commerce news.

Até hoje, o e-commerce tem sido visto como uma forma de comprar de forma rápida e barata, praticamente tudo, e cada vez mais itens inimagináveis estão sendo vendidos pela Internet. Isso pode ser útil para alguns consumidores, mas há uma mudança interessante no comportamento do consumidor emergente. Com as redes sociais, agora totalmente integradas em nossas vidas, comprar tornou-se descoberta, entretenimento e comunicação. Junto com o crescimento das compras online, nós estamos descobrindo que a experiência social representa muitas coisas diferentes, de curadoria de conteúdos a compartilhamento, recomendações e, é claro, a comunicação em si. O que se compra, onde se compra e quando se compra significa mais sobre a personalidade, estilo de vida e contexto social das pessoas. A diversidade de produtos e o universo de informações torna a sociedade cada dia menos pasteurizada, e as novas gerações estão justamente ávidas por estas novas descobertas.


Conecte-se com o consumidor


Alguns dos endereços mais tradicionais do varejo eletrônico têm, até o presente momento, dominado o mercado com uma experiência “sem rosto”, mas esse modelo não beneficia os comerciantes e nem os consumidores com intenção de compra. A alternativa é uma experiência online que ofereça o melhor de ambos – uma escolha e um serviço ao consumidor para apoiar essa escolha. É correto afirmar que uma loja pequena, local e especializada pode prosperar ao lado de uma loja de uma grande rede se ela usar essa estratégia. Afinal uma empresa de sucesso não é sinônimo de uma grande empresa.


Quando os consumidores têm uma experiência positiva com um varejista, é provável que eles contem a outros sobre suas experiências e em troca, forneçam uma indicação honesta dessa loja. Como consumidores, nós queremos sentir que estamos conectados e que podemos confiar nas pessoas de quem estamos comprando. Com as redes sociais tornando-se parte integral de nossas vidas virtuais, comprar pela descoberta e pelo entretenimento irá tornar-se cada vez mais um modelo predominante. Os clientes estarão procurando por experiências de varejo online. Mais que isso, as pessoas querem saber quais histórias as empresas contam. É preciso entender que a busca frenética pelo melhor preço não fideliza o cliente. Os consumidores querem mais, querem saber quem é a empresa de que estão comprando, quais os seus valores, e o que ela faz pela sociedade. Não são poucas as pesquisas que mostram que empresas sustentáveis, por exemplo, são preferidas no momento da compra. É o reflexo de que cada vez mais as novas gerações estão antenadas com o que acontece, e o contexto significa muito para elas. Por isso, o compartilhamento tem mais significado. Falar em tempo real com amigos selecionados em suas redes sociais, trazendo a experiência de “olhar vitrines com os amigos” para um ambiente virtual é o novo paradigma desta relação empresa-consumidor.


Construa a comunidade e as vendas virão


Mais e mais gerentes de marcas e produtos ao redor do mundo estão tentando aproveitar o poder do social e do e-commerce. De fan pages do Facebook a Tweets e murais patrocinados no Pinterest, tentar mensurar o “valor do curtir” está se tornando uma importante iniciativa para as marcas. Mas a real métrica é o quanto essa interação é “verdadeira”, e em contrapartida como as empresas podem “conversar”com seus fãs em redes sociais. Afinal fãs comprados são verdadeiramente fãs?


O social shopping não pode ser ignorado. No Reino Unido, por exemplo, a Rakuten Play.com analisa o comportamento de compra de seus fãs do Facebook e adapta a abordagem de seus posts para conseguir criar o maior nível possível de engajamento com os fãs. Com isso, nos últimos 12 meses, seu número de fãs mais que quadruplicou, passando de 75.000 para 350.000. A elevação das taxas de engajamento social provou ter impacto direto sobre o volume de vendas, com aumento anual de vendas através do Facebook de até 80%, contabilizando £ 2 milhões em vendas brutas para a Rakuten Play.com.


Redefina o relacionamento com os clientes


Algumas coisas no varejo não mudam. O segredo para o sucesso ainda é envolver os clientes para trazê-los de volta sempre. Varejistas estão ávidos por uma alternativa ao modelo do “o menor preço ganha” que tem sido oferecido a eles até hoje. Eles querem conexões com o consumidor e uma oportunidade de se diferenciar e construir lealdade baseada em algo além de somente preço. Engajar-se a uma estratégia social de forma eficaz, permite que os varejistas construam um maior nível de comunicação com os consumidores em um ambiente online, criando lealdade à marca e melhorando a satisfação do cliente.


Nos próximos anos, esperamos ver abordagens novas e criativas a fim de fazer a experiência de compra online mais pessoal e única. Conforme os limites entre os mundos online e offline se misturam, os varejistas têm uma oportunidade sem precedentes para criar relacionamentos duradouros e significativos com os clientes que antes exigiam interação exclusivamente pessoal. Agora, com uma presença física e online, os varejistas têm a oportunidade de redefinir seus relacionamentos com os consumidores em novas formas numa imensa escala proporcionada pela Internet, uma experiência verdadeiramente omnichannel.
Repórter: Windson Lima - 11:00

Nestlé desenvolve fan page brasileira

A Nestlé lançou sua fan page oficial no Brasil - informou o mundo do marketing. A página no Facebook será mais um canal de interação com os consumidores brasileiros e terá informações sobre produtos, ações da companhia e temas relacionados à nutrição, saúde e bem estar. Entre os destaques da página está a linha do tempo que, de forma ilustrada, conta toda a trajetória da Nestlé no Brasil desde o início da comercialização da Nestlé Farinha Láctea, em 1876. Os seguidores da página também poderão conhecer a Criação de Valor Compartilhado, plataforma global de responsabilidade social da Nestlé, que alia o desenvolvimento sustentável do negócio à geração de valor para as comunidades onde a empresa está presente.
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Repórter: Windson Lima - 10:00

Bombril investe R$ 70 milhões em Marketing para se atualizar

Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasO protagonismo alcançado pelas mulheres de forma definitiva no mercado de trabalho foi o pontapé inicial para a Bombril entender que era o momento de mudar. Com 64 anos de dedicação quase exclusivos a um target mais velho, formado em sua base por donas de casa, a marca se reposicionou e rejuvenesceu, focando em mulheres entre 20 e 30 anos da nova classe média. A empresa também ampliou o seu portfólio de produtos, buscando a liderança em novas categorias.


A iniciativa só foi possível graças a um investimento pesado em estratégias de Marketing. Em 2011, foram aplicados R$ 70 milhões para ampliar a visibilidade. A compreensão de quem é e o que quer a nova consumidora da marca ajudou na elaboração de futuras ações. Boa parte delas é pensada para as redes sociais. “Esse target tem reflexo direto nas nossas iniciativas, na construção do que será veiculado nas redes sociais, na TV aberta. A mulher tem vida ativa e é um grande desafio dialogar com ela”, explica Marcos Scaldelai, Diretor Comercial e de Marketing e P&D da Bombril, em entrevista ao portal.
O reposicionamento começou a ser comunicado por meio da ação Mulheres Evoluídas, protagonizada pelas atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi. Com o mote “Os produtos que evoluíram com as mulheres” a ideia é exatamente dialogar com uma mulher moderna, que busca conhecimento e se tornou mais exigente.
Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasUm dos resultados é que o alcance dos produtos, com um target de até 29 anos, saltou de 65,8% em 2010 para 71,9% no último ano. A ação também foi reforçada com uma revista eletrônica homônima neste ano. “Mudamos todas as formas de falar com nossas consumidoras. Hoje essa mulher exige informação atual e rápida, é bastante conectada à internet. Ela não quer mais ouvir que um produto ‘lava mais branco’ ou que ‘tira mancha’. Ela quer saber sobre sua realidade e por isso o investimento é alto nesse tipo de comunicação”, explica Marcos Scaldelai.
Portfólio ampliado para novas categorias
A ampliação do portfólio também foi estratégica para a Bombril rejuvenescer, entrando em categorias mais modernas, antes impensáveis para o grupo. Em 2010 a empresa contava com 250 itens e, até o fim deste ano, o número chegará a 500. Para 2013 o objetivo é lançar de 25 a 30 produtos e continuar nessa mesma perspectiva para os próximos anos.
Entre os itens, alguns são novidades no mercado nacional varejista. A linha Pratice, por exemplo, possui limpador específico para telas LCD e Led, ou ainda um limpador para micro-ondas, com tecnologia antiodor para inibir o cheiro de alimentos aquecidos no eletrodoméstico. Até o fim do ano a marca também começa a concorrer na categoria de sapólio, que foi criado depois de pedido das consumidoras que desejam um limpa-quintal que não fizesse tanta espuma como o detergente em pó.
A ideia é que a consumidora entenda que a marca mudou e se adaptou a um novo momento. “A grande estratégia da Bombril é comunicar a evolução dos produtos com a evolução das mulheres brasileiras. Hoje começamos um processo de comunicação desses lançamentos. Estamos atualmente com oito ações no ar, por meio de quadros em diversas emissoras, que focam exatamente nesses novos produtos. Para o próximo ano teremos ações separadas”, afirma Diretor Comercial e de Marketing e P&D.
Outra estratégia da Bombril para ganhar mercado está na ampliação da distribuição de produtos para o Norte e Nordeste. No início dos anos 2000, a empresa perdeu a liderança nas regiões para a Assolan, até então do grupo Hypermarcas e vendida no ano passado por R$ 125 milhões a Química Amparo. Aproveitando a fragilidade da concorrência, a companhia criou o programa Arrastão, que levou a um aumento de 40% em número de distribuidores.  Dados do Kantar WorldPanel indicam que a marca saiu de uma participação de 39% no mercado do Norte e Nordeste para 42,5% em 2011.
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Com uma ampliação tão ousada em seu portfólio e mesmo em um curto espaço de tempo, a Bombril conseguiu se estabilizar em algumas categorias e alcançar a liderança de outras. Os destaques, segundo o grupo, vão para o desentupidor de pia e ralo, que ultrapassou o até então líder absoluto Diabo Verde, e os alvejantes, já com o segundo lugar. “Sem dúvida, o sucesso da Bombril é pela força de marca que ela tem”, define Scaldelai.
Além da força, é fundamental avaliar as potencialidades do mercado e a absorção do consumidor, principal ator na hora de qualquer tomada de decisão. “Os consumidores não são eternos, mas a marca pode ser. O branding é um trabalho de continuidade. É dever da empresa contar uma história que nunca pode terminar. No caso da Bombril, a primeira coisa que os profissionais de Marketing associam é à limpeza, mas é necessário entender e se adequar a linguagem do público. A forma como a mulher vê a limpeza mudou, portanto é preciso mudar. Só as empresas mais espertas conseguiram olhar e trazer novos produtos”, avalia Ana Luisa Negreiros Diretora Sócia do Grupo Troiano de Branding, em entrevista ao site.
Do ponto de vista econômico, a iniciativa da Bombril também deve representar bons resultados para 2012. Após um período de quase falência, quando em 2006 estava com uma dívida de R$ 800 milhões, o grupo expandiu o faturamento em 7% em 2011, chegando a R$ 1, 16 bilhão. Para este ano, a expectativa é uma alta de 14%. “A Bombril vem crescendo mais que o setor e a meta é que nosso crescimento continue sendo de dois dígitos para os próximos anos”, pontua Marcos Scaldelai.
Repórter: Windson Lima - 09:00

​Flytour promove capacitação sobre o destino Natal, RN

A Flytour Viagens, em parceria com a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte) e a Cooperativa de Desenvolvimento da Atividade Hoteleira e Turística (Coohotur), promoveu ontem (29) um workshop para a capacitação de agentes de viagens sobre as opções turísticas de Natal (RN), que contou com a participação de mais de 70 agentes de viagens - de acordo com o mercado e eventos.
318716 Flytour Ofertas de pacotes turísticos Flytour Viagens
Durante o encontro estiveram presentes, o vice-presidente da operadora, Claiton Armelin, o gerente de produto das regiões Norte e Nordeste, Cristiano Placeres, o presidente da ABIH-RN, Habib Chalita, e representantes de 22 hotéis das regiões de Natal, Tibau do Sul e Mossoró, que sortearam pacotes de viagem completos e diárias nos hotéis para que os agentes de viagens possam conhecer melhor este destino.

O treinamento promete repetir o sucesso nas cidades de Campinas (30) e em Ribeirão Preto (31). Para participar de uma das palestras, o agente interessado deve confirmar a presença pelo e-mail marina.ferrarezze@flytour.com.br.


Serviço - Treinamento do destino Natal:


Em Campinas


Dia: 30 de outubro de 2012 Horário: das 19h às 21h30 Local: Hotel Vitória – Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí Confirmação de presença: marina.ferrarezze@flytour.com.br


Em Ribeirão Preto


Dia: 31 de outubro de 2012 Horário: das 19h às 21h30 Local: Stream Hotel – Rua General Osório, 830 Confirmação de presença: marina.ferrarezze@flytour.com.br
Repórter: Windson Lima - 08:00

29 de outubro de 2012

Estoque: Fator essencial na credibilidade do comércio eletrônico

No Brasil, a captura de um pedido pela Web Store é muito mais cara do que em outros países, basta dizer que são necessários mil internautas entrarem no site para que 13 pedidos sejam remetidos ao Back-office. Esta perversa taxa de conversão dá uma ideia do volume do investimento comercial deste canal de venda. Para piorar este quadro, este 1,3% pode ainda ser reduzido pela desistência da compra devido à logística: inexistência de estoque, atraso na entrega, avaria no transporte, item trocado, componentes faltando, etc.

Entre todas as razões da incompletude da venda, o atraso na entrega é uma das principais alegações de cancelamento de pedido ou de devolução.


Atrasos, em sua maioria, são explicados pela má gestão da logística interna. Este artigo gira em torno deste tema.


Para melhor compreensão da importância das funções que afetam o estoque de mercadorias para o bom funcionamento das operações de comércio eletrônico, é necessário conhecer diferentes formas de alocação, de controle, de propriedade e de organização das mercadorias postas à venda.


Terminologia Utilizada


Antes de tudo, é preciso esclarecer alguns termos que serão usados no texto: (a) estoque físico é o existente no armazém (b) estoque lógico reflete o físico juntamente com as transações firmadas que ainda não se realizaram (c) estoque próprio é de propriedade da empresa; (d) estoque de terceiros é de propriedade de outra empresa; (e) estoque disponível de um item definido é a expressão do seu estoque físico, somado ao saldo dos pedidos de compra e reduzidos do saldo dos pedidos de venda em curso.


A Função Do Estoque Na Web Store


Sempre devemos ter em mente que a função básica do estoque disponível para Web Store é limitar a venda com o máximo de certeza do cumprimento das promessas de entrega.


“Exiba Em Seu Site Somente Os Itens Com Disponibilidade De Estoque”


Qualquer cartilha de comércio eletrônico contém esta máxima, muito embora poucas lojas virtuais a pratiquem. A transgressão é fortemente punida: a fuga dos clientes e a conseqüente perda do investimento comercial na captura de pedidos. Como a obediência é cara, transgredir é muito tentador: necessidade de investimento em capital de giro, restrição da oferta ao cliente tornando a Web Store menos convidativa e a necessidade de gestão autônoma de estoque. Porém, como veremos, há sofisticados artifícios que atenuam o risco.


O Estoque Lógico, A Virtualidade


O estoque lógico, transmitido à Web Store, é responsabilidade do Back-office. Ele deve refletir: (a) a estrutura logística do estoque – subdivisão física por depósitos; (b) disponibilidade de estoque – físico, encomenda e reserva; (c) a segregação de estoque para garantir o atendimento dos tipos de negócio (B2B e B2C) em caso de itens comuns – segmentação típica do e-commerce; (d) a disponibilidade externa – estoque reservado de terceiros para atendimento cross docking) – a morada do perigo; (e) a indisponibilidade de estoque devido ao estado da mercadoria – o pecado dos fornecedores e da movimentação interna; (f) subdivisão do estoque por propriedade – próprio e consignado, onde se transfere custos – há quem transfera este ônus para a segregação física! -, e (g) as transações físicas e lógicas (pedidos de compra, recebimentos, pedidos de venda, ajustes de estoque e saídas) – a coerência do físico com o lógico ainda é uma miragem.


São raros os sistemas capazes de refletir todas estas segmentações, principalmente, pelo fato de muitas delas terem sido geradas pela própria natureza do comércio eletrônico.


O Estoque Compartilhado – Atratividade, Perigos E Dificuldades


O sonho das redes de varejo é compartilhar o estoque de sua Web Store com seus Centros de Distribuição e/ou lojas físicas. Isto implica centralizar todas as transações de estoque sob um único controle sistêmico, objetivo muito difícil de ser atingido pelo fato dos sistemas de gestão serem distintos. Isto pode ser explicado por (a) razões históricas – o comércio eletrônico é uma criança perto das redes de varejo tradicionais e (b) pela grande diferença funcional entre os sistemas de back-office de lojas físicas/frente de loja e comércio eletrônico.


A esmagadora maioria das lojas virtuais associadas a uma ou mais loja física operam sem conhecer o estoque disponível devido ao compartilhamento – ao atender um cliente, o balconista disputa simultaneamente o mesmo estoque com o internauta a fechar o pedido. Esta forma de compartilhamento de estoque condena a loja a um faturamento marginal. Algumas delas se satisfazem com isso, outras, caso queiram crescer, terão que repensar seus modelos operacionais.


Trabalhar com estoque de terceiros é uma outra forma de estoque compartilhado que está sendo usada especialmente para itens de baixo giro e alta variedade concentrado em grandes distribuidores. Esta integração entre os sistemas segue o seguinte fluxo: (a) o distribuidor informa ao Back-office seu estoque disponível; (b) o Back-office agrega esta informação à disponibilidade de estoque remetida à Web Store; (c) a Web Store, ao fechar o pedido, confirma a reserva com o distribuidor; (d) o Back-office, com a aprovação do pedido, gera um pedido automático de compra ao distribuidor. Este compartilhamento de estoque não é simples de ser implementado devido à necessidade de alto grau de maturidade dos sistemas das partes envolvidas e ao complexo automatismo das operações envolvidas.


Estoque Exclusivo – Na Incerteza, A Prudência


As lojas puramente virtuais e a maioria das lojas virtuais associadas ao grande varejo trabalham com estoque exclusivo como garantia do cumprimento das promessas de entrega.


O estoque pode estar espalhado entre diversos depósitos. Até o momento, esta separação física é explicada pelo (a) forte crescimento das venda, bem acima do planejamento logístico; (b) pela venda sazonal e (c) tratamento diferencial exigido pelas mercadorias devolvidas. O critério usado para segregação do estoque de itens em bom estado entre depósitos está associado à natureza dos itens e suas necessidades operacionais: estrutura de armazenagem, equipamentos de movimentação e transporte. Exemplo elementar: linha branca.


Como conseqüência do aumento da concorrência e crescimento da renda, há uma tendência à descentralização do estoque para a redução das despesas com transporte e do tempo de entrega.


Subdivisão Física De Estoque


Deve-se considerar a segregação física de estoque dentro de um depósito devido a injunções. Em geral, os subdepósitos se justificam para abrigar itens com características especiais: (a) segurança para itens de pequeno volume e de alto valor, ex. relógios, celulares, máquina fotográfica digital; (b) condições ambientais especiais, ex. temperatura e (c) mercadorias avariadas.


Conclusão


A gestão da logística interna pelo Back-office do comércio eletrônico, em seu amplo sentido, é fator fundamental para assegurar a consistência do crescimento das vendas e garantir o retorno dos investimentos de divulgação comercial.


Enfrentar a complexidade tem sido inevitável devido ao (a) crescimento explosivo das vendas deste canal em combinação com o aumento da variedade de itens ofertados; (b) ampliação da abrangência com aproveitamento de estoque de terceiros (estoque virtual); (c) dificuldade logística da reversa; (d) descentralização do estoque e (e) redução do prazo de entrega/turno no atendimento físico dos pedidos.


O dinamismo do comércio eletrônico tem forçado profundas alterações funcionais no Back-office que não têm sido atendidas pelos ERPs tradicionais. Este fenômeno abre novas oportunidades num tipo de aplicativo até então considerado conceitualmente esgotado. Este é o lado bom desta história. As informações são do e-commerce news.
Repórter: Windson Lima - 16:13

Zurich cria seguro em parceria com Corinthians

A Zurich Seguros lança o seguro “A Sorte é Fiel”, em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista e a Corretora 4K Brasil Insurance. O produto oferece cobertura para acidentes pessoais, morte acidental e também por invalidez permanente, ambas no valor de R$ 5 mil. O seguro possui também um sistema de vendas exclusivo que funcionará nas lojas da rede “Todo Poderoso Timão”. Em cada ponto de venda foi instalada uma máquina Point of Sale (POS), na qual é possível realizar a contratação via cartão de crédito ou débito. O valor é de R$ 9,90 por mês. O seguro tem vigência de 12 meses, contados a partir da data de adesão, e é renovado automaticamente por mais um ano. O Corinthians possui a segunda maior torcida entre os clubes brasileiros, com 25 milhões de pessoas. As informações são do mundo do marketing esportivo.
zurich,corinthians
Repórter: Windson Lima - 15:03

Niely: entenda como uma empresa de 25 anos concorre com multinacionais

Niely,mercado de cosméticos,xampu,BBB,condicionador,Daniel de JesusA Niely é a marca nacional mais bem colocada nos rankings de xampus, cremes e condicionadores. Se há 25 anos sua fundação partiu de uma necessidade, hoje a companhia fluminense criada em Nova Iguaçu disputa o mercado com gigantes multinacionais como Unilever, P&G, L’Oréal e Colgate-Palmolive. A companhia deve fechar 2012 com um faturamento de R$ 600 milhões. O valor é 15% maior se comparado a média de R$ 500 milhões que vem alcançando nos últimos anos. 

Parte desse sucesso se deve ao espírito empreendedor de Daniel de Jesus, fundador da marca. Na década de 1980, sem diploma universitário e de família humilde, a única saída para o ex-office boy foi ser criativo. A primeira iniciativa foi começar a fabricar, nos fundos de casa, produtos de limpeza e vendê-los de porta em porta pelo bairro Califórnia, na Baixada Fluminense. Cinco anos depois, a demanda por produtos para os cabelos fez com que Jesus mudasse de ramo. Nascia a Niely.



No início com apenas dois funcionários, sendo Daniel de Jesus um deles, a produção da empresa era mínima. “Ele saía pela manhã para efetuar a venda, no final da tarde datilografava os pedidos e na parte da noite, junto com o outro funcionário, fabricava os produtos. A empresa mal atendia os clientes da região. Hoje a indústria tem capacidade de produzir mais de 15 milhões de unidades por mês, podendo ser ampliado caso haja demanda”, explica João Freitas, Gerente de Marketing da Niely, em entrevista ao Mundo ao portal.
Um dos caminhos para obter a longevidade em concorrer com as multinacionais é não desprezar a classe C. “Há grandes marcas que durante anos menosprezaram essa classe criando produtos com pouca qualidade por causa de preço. A Niely sempre perseguiu a entrega de um produto de excelente qualidade a um preço justo. Conseguimos impactar nossas consumidoras com produtos que entregam efetivamente o que prometem”, afirma Freitas.
Vontade de ser grande
Niely,mercado de cosméticos,xampu,BBB,condicionador,Daniel de JesusAlém do aumento exponencial de produção da Niely, hoje a empresa possui dois mil funcionários e metas ambiciosas. Para os próximos cinco anos, quer investir R$ 50 milhões na expansão de suas instalações em um terreno de 530 mil metros quadrados em Santa Rita, Nova Iguaçu. A vontade de crescer é semelhante a próprio perfil de seu fundador. “De família humilde, Daniel sempre teve que ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar duro. Ainda hoje é assim e quando fala que trabalhou pouco, são no mínimo 12 horas por dia. É um exemplo muito forte para todos os funcionários que o acompanham na jornada de crescimento”, completa Freitas.

Mesmo sem abrir de forma completa seu planejamento e estratégias focadas em Marketing, a marca considera essencial ser vista para ser lembrada. Uma das principais ações de Marketing foi a entrada no programa Big Brother Brasil , desde 2009. “O setor é movido por novidades e por isso não podemos deixar de comunicá-las para nossas consumidoras. Nesse cenário, a publicidade á uma excelente ferramenta”, avalia o Gerente.
O patrocínio ao reality show trouxe grande visibilidade para a Niely, que vem investindo pesado em Marketing. Para os programas de 2009 e 2010 foram gastos R$ 27 milhões. No ano passado, foram mais de R$ 21 milhões para estar dentro da casa, com seus produtos sendo usados pelos participantes, e ainda com inserções comerciais durante a exibição na Rede Globo.
Foco também no premium
Niely,mercado de cosméticos,xampu,BBB,condicionador,Daniel de Jesus
Com três marcas principais, a companhia hoje é líder em volume nas vendas de coloração para cabelos com a Cor&Ton. A linha tem uma participação de 16 pontos no mercado e, segundo dados de um relatório bimestral da Nielsen, a coloração mais vendida do Brasil. “A segunda colocada possui seis pontos a menos de participação”, conta o Gerente de Marketing.

A empresa também figura entre as três maiores fabricantes de pós-xampu e entre as cinco maiores fabricantes de xampu do país com a marca Niely Gold, que inclui desodorante e cremes de alisamento capilar. O Permanente Afro, por exemplo, tem mais de 15 anos e é uma linha de sucesso no segmento de transformação.

Outra aposta é a marca CliniHair, linha premium de tratamento capilar. “É um conceito profissional, porém acessível a todas as consumidoras, em todos os canais de vendas. É uma grande aposta da companhia para as consumidoras que estão buscando um algo mais”, diz João Freitas. As informações são do mundo do marketing.
Repórter: Windson Lima - 11:30

Festas: um segmento em expansão

O segmento de festas é um dos que mais crescem no país. A Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais (Abrafesta) estima que o setor vai faturar somente este ano R$ 14,8 bilhões. O valor é 16% maior que o registrado no ano passado. Só na cidade de São Paulo, onde está localizada a sede da Associação, são mais de mil empresas atuantes - um mercado que cresceu cerca de 400% nos últimos cinco anos. Uma das empresas potiguares que estão de olho neste movimento é o Olimpo Recepções, parceiro do Top Natal há 4 anos. O espaço espera recepcionar, só este ano, 250 eventos - uma média de quatro eventos por semana. Os casamentos são o carro-chefe do setor no país. Segundo os últimos dados disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casamentos no Brasil aumentou 25% entre 2003 e 2009. No mesmo período, gastos com festas e cerimônias subiram 52%. Para acompanhar este crescimento, o Olimpo Recepções tem investido pesado em estrutura, equipamentos e pessoal. As informações são da tribuna do norte.


Alex FernandesLuciano Almeida: investimentos para personalizar os eventos respeitando o estilo de cada cliente e plano de expansão para atender demandas  fora dos salões do OlimpoLuciano Almeida: investimentos para personalizar os eventos respeitando o estilo de cada cliente e plano de expansão para atender demandas fora dos salões do Olimpo

Nos últimos dois anos, o valor aplicado no prédio superou R$ 1,5 milhão. Para 2013, a empresa já prepara uma reforma de R$ 200 mil. A previsão é começar a obra no carnaval, quando o salão pode fechar para reforma. Além dos investimentos no prédio, o espaço também investe em decoração e buffet. Há cotas anuais de investimento. Só em equipamentos, o Olimpo investe R$ 400 mil por ano. Também investe entre R$ 200 mil e R$ 250 mil em decoração e R$ 150 mil em buffet. "O objetivo é atender aos clientes da melhor forma possível", afirma Luciano Almeida, diretor executivo. 

O cuidado com o cliente se reflete também nas compras realizadas pela empresa. Entre julho e outubro deste ano, comprou-se 30 quilômetros de tecido. Nos galpões de móveis, também há 20 unidades de sofá, 50 de puffs e 30 lustres à disposição dos clientes. A ideia é personalizar cada evento, respeitando o estilo de cada cliente. 

 O custo de uma festa, segundo Luciano, varia de acordo com a quantidade de serviços contratados. Hoje, o Olimpo Recepções também oferece os serviços de buffet, decoração, consignação de bebidas e aluguel de equipamentos. Mais recentemente entrou no segmento de eventos externos, organizando festas fora do salão de festas. "A gente descobriu que havia público". A empresa já começou a esboçar o novo plano de expansão. As ações, no entanto, ainda são mantidas sob sigilo. 

 A ideia de abrir um negócio neste ramo partiu do pai de Luciano. Ele procurava um salão para realizar a festa de 15 anos de dois dos três filhos. Encontrou o espaço, mas teve que contratar todos os serviços separadamente. Anos depois, resolveu realizar a festa de aniversário de 15 anos da filha caçula. E enfrentou as mesmas dificuldades. Foi aí que decidiu abrir o Olimpo Recepções, em 2002. "Não devo ser o único a enfrentar este problema", pensou, na época. Luciano, um dos filhos mais velhos, era bem jovem e ainda estudava Direito. Concluiu a faculdade, fez uma série de cursos na área de eventos, trabalhou fora do país, e depois voltou para assumir a empresa. É diretor executivo desde 2009. "Me senti preparado para assumir os negócios". 

Premiação

A premiação do Top, que revela as marcas mais lembradas pelos natalenses, será no Olimpo Recepções, no dia 8 de novembro. O prêmio, realizado há 11 anos pela TRIBUNA DO NORTE e Consult Pesquisa, é patrocinado pela Fiern, Sebrae/RN, Fecomércio/RN e Assembleia Legislativa.

Copa do mundo

O Brasil não se destaca apenas pela realização de eventos sociais de pequeno e médio porte. Com a proximidade da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, os olhos do mundo inteiro se voltam para o país. Esta, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), que representa 500 empresas do setor, era a oportunidade que faltava para mostrar que está capacitado e tem infraestrutura para aumentar sua fatia no mercado de eventos internacionais. "Em razão da sequência de grandes eventos programados para o Brasil nos próximos anos, os olhos do mundo estão sobre o país e a América Latina. O setor de turismo de eventos do continente tem uma oportunidade única na História", disse a presidente da Abeoc Brasil, Anita Pires.   O assunto, segundo informou a assessoria de comunicação da Abeoc Brasil, foi debatido no Encontro das Entidades Organizadoras de Eventos da América Latina, realizado no último dia 16, no Rio de Janeiro. "A capacitação é uma questão fundamental para todos os países da região",  reco heceu Anita.

Qualificação de pessoal e geração de empregos

Além de investir em infraestrutura e equipamentos, o Olimpo também investe em qualificação profissional. "Pagamos cursos profissionalizantes e até faculdade para nossos colaboradores. Também arcamos com o deslocamento até o curso, em alguns casos, e com o material escolar", afirma Luciano Almeida. Além disso, todos osfuncionários passam por um treinamento mensal. Uma psicóloga também foi contratada para acompanhá-los. O investimento em pessoal não revela só a preocupação da empresa com o bem estar do colaborador. Reflete, como o próprio Luciano diz, a falta de qualificação da mão de obra. "Está cada vez mais difícil contratar mão de obra qualificada. Na maioria dos casos, somos nós que capacitamos". 

Hoje, o Olimpo gera 65 empregos diretos e 200 indiretos. Há pouco mais de quatro anos, quando Luciano assumiu a direção executiva, eram 35 empregos diretos e 120 indiretos. "Nos preocupamos com o desenvolvimento deles.  Chamamos isso de trabalho de humanidade". 
Repórter: Windson Lima - 09:30

26 de outubro de 2012

Inter TV Cabugi realiza último debate entre candidatos à prefeitura de Natal

A Inter TV Cabugi realiza nesta sexta-feira, o debate entre os candidatos à prefeitura de Natal - informou à emissora através do seu site.

Participam do debate o candidato Carlos Eduardo, do PDT e Hermano Morais, do PMDB. O mediador será o jornalista da Rede Globo José Roberto Burnier. O debate será formado por três blocos, sendo dois com temas livres.


As regras para esse debate serão diferentes em relação ao que ocorreu no 1º turno. Segundo Burnier, o objetivo é deixar com que os candidatos possam transmitir todas as propostas aos eleitores.


- Dessa vez, nós privilegiamo o embate direto. Já que são dois candidatos, nós vamos permitir que eles falem entre si para os temas que eles quiserem - explica o jornalista.


Para o eleitor ficar bem informado sobre o debate, o Portal G1 fará a transmissão ao vivo. O debate começa logo após o último capítulo da novela "Gabriela".

Ricardo Araújo/ G1
Jornalista José Roberto Burnier mediará o debate da Inter TV Cabugi neste segundo turno (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Repórter: Windson Lima - 21:53

E-Commerce global deve movimentar US$ 1,25 trilhão em 2013

O comércio eletrônico deve faturar no próximo ano US$ 1,25 trilhão de dólares em todo o planeta, segundo um relatório divulgado ontem (25), pela BuddeComm - informou o e-commerce news. A pesquisa ainda indica que, até o final de 2013, o número de usuários de internet no mundo deve saltar para 3,5 bilhões, ante 2,2 bilhões regisrados em 2011.

Os Estados Unidos deve se manter como a principal potência do e-commerce no mundo, seguido pelo Reino Unido e Japão. A taxa de crescimento destes países será de aproximadamente 10-15% ao ano. No entanto, como comércio online na China avança rapidamente, crescendo 130% em 2011, é apenas uma questão de tempo até que o gigante asiático assuma a liderança.


Em termos de regiões, a Europa atualmente possui o maior mercado de comércio eletrônico do planeta, com uma receita de 307 bilhões de dólares, à frente da América do Norte, que faturou 297 bilhões de dólares no ano anterior.


A desaceleração econômica, que assola a América do Norte e a Europa, é um sinal claro de que as empresas devem olhar para novos mercados, sugere o relatório. “O futuro do e-varejo é global”, diz o documento. Além disso, estratégias voltadas para mobile e social nunca foram tão importantes para as empresas de comércio eletrônico.

Repórter: Windson Lima - 19:30

CVC dá viagem à África do Sul em ação via Facebook

A CVC inicia um concurso cultural e vai dar uma viagem com acompanhante para a África do Sul, informou o mundo do marketing. A ação “Saia do Comum” acontece na fan page da operadora no Facebook e tem como objetivo aumentar a base de fãs que a empresa possui, além de fortalecer o relacionamento da marca com o público. A operadora exibe uma imagem parcialmente em sua página e os consumidores devem descobrir o nome da localidade turística exibida. A cada 400 novos fãs, mais um pedaço da foto é revelado. A pessoa que descobrir primeiro e acertar o nome completo do ponto turístico, cidade e país em que está localizado, ganhará a viagem.
cvc,facebook
Repórter: Windson Lima - 18:30

A “Fazenda de Verão” já tem primeiro homem

Foi divulgado o primeiro homem do reality a “Fazenda de Verão”. O programa será bem diferente de “A Fazenda” com celebridades, mas manterá as características principais, entre elas o manejo de animais.

Dan Wainer fará a linha bonitão do programa, que terá o comando de Rodrigo Faro. O moço veste 40, calça 43, tem olhos e cabelos castanhos e gosta de malhar. Promete arrancar suspiros das meninas.


Os 16 participantes do reality show serão apresentados ao público no “Programa do Gugu” do dia 28, em vídeos pré-gravados. As informações são do RD1.

Repórter: Windson Lima - 17:30

Rovitex apresenta loja online

A Rovitex conta com um novo canal de vendas: a loja virtual RovStore. No mercado desde 1986 e consolidado como um dos mais prósperos do setor têxtil brasileiro, o grupo catarinense decidiu expandir os negócios para todo o Brasil virtualmente. O e-commerce disponibiliza toda linha produzida pela Rovitex.

"A Rovstore nasceu afim de consolidar as marcas do Grupo Rovitex no universo virtual, inteirando-se com a Massa Digital a qual exige das grandes empresas o fornecimento de serviços online que ofereçam comodidade e praticidade", explica a diretora, Dayana Rambo, que complementa dizendo que “ o diferencial da Rovstore são suas roupas modais e confortáveis à um preço justo".


Para comprar pelo e-commerce, é necessário entrar na página já existente da marca, escolher a peça, cor e tamanho. As compras são automaticamente adicionadas ao carrinho virtual. Nas compras acima de R$ 149,90 o frete é grátis para todo o Brasil. Através da Rovstore a Marca oferece promoções exclusivas para seus clientes.


No portal é possível conhecer também mais detalhes dos produtos e da empresa. Dayana lembra também, que "a Rovitex se preocupa com seus colaboradores por isso valoriza, desenvolve e investe no seu crescimento pessoal e profissional, através de treinamentos e local de trabalho com excelente infra-estrutura". De acordo com assessoria.

Rov Store
Repórter: Windson Lima - 16:37

Datena acerta saída do “Brasil Urgente”

Durante entrevista cedida ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL, José Luiz Datena afirmou que não será mais o apresentador do “Brasil Urgente”, exibido pela Band, e que pretende deixar o policialesco em breve, informou o RD1. Datena está no comando do programa desde 2003.

Além disso, no decorrer do bate papo, o apresentador disse ter se arrependido das diversas brigas que teve com o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro. Em outro momento, Datena pediu desculpas ao bispo Honorilton Gonçalves, vice-presidente da Record, devido à sua passagem-relâmpago pela emissora.

O plano de Datena é continuar na área de entretenimento da Band. Há um projeto de uma revista eletrônica para as manhãs do canal. Atualmente ele comanda o game show “Quem Fica em Pé?”.
Divulgação/ Band
Repórter: Windson Lima - 15:30

Troca de produtos e entrega são as maiores insatisfações dos consumidores

O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM e que avalia a satisfação do consumidor por meio de publicações espontâneas feitas na internet, apontou que no mês de setembro as queixas contra os serviços prestados por lojas de departamento chegaram a 40% de todo o conteúdo publicado por usuários da internet em redes sociais sobre esse setor, informou o e-commerce news.

Isto porque a comodidade de comprar sem sair de casa pode se transformar em prejuízo, já que nem sempre o produto que chega em casa é exatamente o que aparece na tela do PC.


Um levantamento feito nos últimos sete dias no Twitter analisou comentários negativos de consumidores sobre lojas de departamento como Casas Bahia, Ponto Frio e Magazine Luiza. Resultado: 34% das menções anunciavam demora e/ou perda de prazo de entrega e 15% ficaram por conta das dificuldades na troca de produtos. Outros tipos de reclamações, como envios constantes de publicidade, panes nos sites no ato da compra e eventuais aborrecimentos com atendimento, também foram comumente registradas na pesquisa.


De acordo com o mesmo levantamento, alguma das razões que explicam o grande número de consumidores que tentam, mas não conseguem fazer a troca de um produto comprado pela web são: falha no atendimento telefônico, não responder aos e-mails ou manter a fila do chat online congestionada.

Repórter: Windson Lima - 12:00

Via Varejo, no olho do furacão

A Via Varejo, empresa formada em 2010 pelo Grupo Pão de Açúcar a partir da união entre Casas Bahia e Ponto Frio, está no centro de um dos episódios mais conflitantes dos negócios do varejo brasileiro, informou o meio e mensagem. Insatisfeita com a sociedade, a família Klein, fundadora das Casas Bahia, acaba de declarar ao jornal Valor Econômico que vai lutar, mesmo que tenha que recorrer a um lítigio arbitral, para comprar o controle da operação ou receber o montante equivalente à sua participação de 47% na companhia, cifra estimada em R$ 2,6 bilhões.

Os franceses do Casino, controlador do grupo Pão de Açúcar, ainda estão concentrados na conclusão do processo que definirá a saída de Abilio Diniz do Pão de Açúcar. Uma das possibilidades aventadas pelo mercado seria a suposta separação do negócio, com o empresário brasileiro assumindo justamente o controle da Via Varejo. Mesmo com as atenções direcionadas para definir a situação com Diniz, o Casino já manifestou a sua contrariedade à hipótese de uma ação arbitral movida pelos Klein.

SXC
A fatia de 47% dos Klein na Via Varejo equivale a algo em torno de R$ 2,6 bilhões
Repórter: Windson Lima - 11:00

iG muda produção e estrutura interna

O iG anuncia reestruturações que começam com mudanças na produção de conteúdo, passam pela publicação em tempo real e vão até a estrutura interna da empresa, informou o meio e mensagem. A partir de agora, a produção de todo o conteúdo será divida em duas unidades - jornalismo e entretenimento. O portal também passa a adotar a ferramenta RealTime, já usada por sites como Sephora, Peixe Urbano, Bradesco e Banco do Brasil. Esse software acaba com o delay que existe na maior parte dos portais, que é de aproximadamente de 2:30 minutos, ou seja, quando uma notícia é publicada, demora esse tempo para entrar no ar. Com o RealTime, esse delay é reduzido a zero, o que significa eliminar o tempo entre o momento em que o usuário clica na notícia e o tempo em que a informação é carregada na tela do computador, tablet ou smartphone.

O portal já tem feito uso do RealTime em enquetes em tempo real, que registram as alterações no exato momento em que acontecem. Esses usuários podem, inclusive, conferir como os demais usuários votam. A ferramenta permite, por exemplo, acompanhar as mudanças de humor do internauta em relação a temas do Brasil e do mundo e, ainda, organizar os assuntos mais acessados do site e mostrar o número de visitantes em cada uma das seções do portal. O iG deve estender a ferramenta a todas as seções do portal.


Estrutura interna


A partir de novembro, o iG terá mudanças na estrutura interna. O ex-diretor executivo do jornal Valor Econômico e atual CEO do site Bolsa de Mulher, André Chaves, assume o cargo de vice-presidente de operações (COO) do iG. O portal também tem um novo diretor editorial, responsável pela unidade de jornalismo, que é o colunista Tales Faria. Antes, Faria era diretor da sucursal do iG em Brasília. Já o jornalista Luciano Suassuna, que respondia pela direção de jornalismo, assume a área de entretenimento do iG.

Repórter: Windson Lima - 10:00

Parmalat se reposiciona e lança produtos para ganhar mercado


Parmalat,reposicionamento,LBR,leiteA Parmalat apresentou esta semana o novo posicionamento de marca que será utilizado para suplantar as extensões em suas linhas de produtos. Após quase cinco anos sem investir em ações de Marketing, a empresa pertencente ao grupo LBR Lácteos traz o mote “Porque nós somos humanos”. Com isso, a empresa prepara o terreno para vender novas categorias e deixar de focar basicamente no leite UHT. Entre os alimentos que passam a integrar o portfólio da marca estão o leite em pó, o creme de leite light e a linha de bebidas lácteas aromatizadas com foco nos adultos: a Parmalat Sabores. As informações são do mundo do marketing.
O posicionamento utilizado até então pela Parmalat, “Porque nós somos mamíferos”, ajudou a construir uma relação emocional entre o consumidor e a marca, posicionando a sua linha de leites entre os mais vendidos do país, com 13% de market share. A ideia, a partir de agora, é usar a mesma conexão com o público para garantir o sucesso de diferentes produtos que serão lançados gradativamente no mercado.
Os lançamentos buscam migrar a marca para categorias mais rentáveis que o leite longa vida. Segundo dados da Nielsen, o leite em pó é o terceiro maior segmento do universo lácteo, com 13,2% de participação de mercado e faturamento anual de R$ 2,2 bilhões. O setor cresceu 4% no ano passado e está concentrado principalmente no Nordeste, com 65%.
Pesquisas de percepção
A nova forma de se apresentar para o público visa atrair os consumidores adultos, mantendo o mesmo vínculo obtido no passado. “O leite ainda está muito centrado nas crianças. Queremos agora mostrar a importância do consumo para a manutenção da qualidade de vida. Nossa ideia era manter a mesma lembrança emotiva que tínhamos com o posicionamento dos mamíferos, mas, agora, centrando nos humanos e nas relações afetivas”, explica Rodrigo Araújo, Gerente de Marketing da LBR Lácteos, em entrevista ao portal.
Para criar o novo posicionamento, desde o ano passado a LBR vem fazendo pesquisas para entender a percepção que o consumidor brasileiro tem sobre a marca Parmalat. Segundo os estudos da empresa, a maior parte do público entende a marca como sinônimo de qualidade, afeto e inovação. “Um dado interessante é que a Parmalat é reconhecida quase como uma categoria de produto. Além disso, temos 13 prêmios Top of Mind”, conta Rodrigo Araújo.
Vínculo emocional
Parmalat,reposicionamento,LBR,leiteFoi a sólida relação construída com o consumidor no passado que fez a Parmalat se manter em boas colocações de mercado mesmo não investindo em ações de Marketing e mídia desde 2007. O que LBR pretende é criar um vínculo emocional, ampliando seu escopo de atuação, gerando uma margem de capitalização.
A estratégia, no entanto, demanda um longo prazo. “O que a Parmalat está buscando é o vínculo emocional com o consumidor. Esse é um caminho interessante, porém, muito longo. Essa nova estratégia de posicionamento faz sentido e o sucesso desta ampliação vai depender se a marca carrega traços que tenham a ver com os produtos que serão lançados. Esse caminho é muito válido se enxergarmos que a principal participação hoje da Parmalat no mercado é o leite Longa Vida, que não é tão rentável”, explica Marcos Machado, CEO da Top Brand, em entrevista ao portal.
O desafio para a marca a partir de agora é manter com o novo posicionamento o mesmo encantamento obtido no passado para garantir uma relação de afeto com o público. “O interessante é que a Parmalat nunca perdeu a conexão com as pessoas, apesar de ter permanecido apagada. Manter este mesmo sentimento é o grande desafio”, comenta Ana Luísa Negreiros, Diretora Sócia do Grupo Troiano de Branding, em entrevista ao site. 
É preciso aguardar para avaliar os frutos que serão obtidos com o trabalho focado na nova forma de se apresentar perante o consumidor. “Como estratégia de negócio, esse posicionamento é uma tentativa importante de evoluir, fazendo a expansão para outros produtos, mas temos que aguardar para vermos os resultados. A conexão existe. A porta no coração dos consumidores permaneceu aberta”, pondera Ana Luísa Negreiros.
Repórter: Windson Lima - 09:00

Lacta inaugura exposição em comemoração aos 100 anos

A Lacta inaugurou nesta semana a exposição “Chocolate, uma delícia de história” sobre os 100 anos da marca. A mostra ficará disponível ao público até o dia 4 de novembro, no Espaço de Eventos do Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo. O evento apresenta um histórico da origem do chocolate, quando era consumido como bebida pelos astecas, passando pela instalação das primeiras fábricas de chocolates no Brasil – entre elas, a Lacta, em 1912 -, com produtos, objetos e campanhas históricas, grandes ícones do mercado brasileiro, até os dias de hoje. A marca também fará degustação de tabletes e bombons - as informações são do mundo do marketing.

Outra iniciativa para marcar o centenário será o lançamento do livro “Lacta 100 anos, muito prazer”. A obra comemorativa será vendida em livrarias de São Paulo, com a renda doada à instituição Make-a-Wish. Como terá edição impressa limitada, o conteúdo também será disponibilizado online pelo site da marca.

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Repórter: Windson Lima - 08:00